A morte de Ana Clara Benevides durante o show da Taylor Swift na noite desta sexta-feira (17) no Estádio Nilton Santos no Rio de Janeiro gerou uma série de repercussões, inclusive na esfera política.
Atendendo ao pedidos dos fãs, que iniciaram um abaixo-assinado online iniciado pelos fãs exigindo providências, a deputada federal eleita por Juiz de Fora, Ana Pimentel (PT), anunciou nas redes sociais que o assunto vai entrar com o projeto de Lei “Ana Benevides” determinando distribuição gratuita de água em grandes eventos.
A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) divulgou que entrou com representação no Ministério Público contra a empresa promotora do evento.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) e o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, também divulgaram providências para a próxima apresentação, prevista para a noite deste sábado (18) também no Rio de Janeiro.
A universitária Ana Clara Benevides tinha 23 anos e veio do Mato Grosso do Sul para assistir ao show. Ela passou mal e desmaiou no início da primeira apresentação da The Eras Tour no Brasil. Foi socorrida, mas o quadro evoluiu para parada cardiorrespiratória e ela não resistiu. A sensação térmica no Rio de Janeiro bateu recorde de calor: 59,3°C.
Fãs reclamam da organizadora do evento
Nas redes sociais, fãs da Taylor Swift relataram vários problemas de infraestrutura e logística no evento, entre eles a proibição de entrar no estádio com garrafas d’água e de que um copo de água custa R$ 10. Vídeos postados nas redes sociais mostram a própria Taylor Swift distribuindo copos de água durante a apresentação.
Fãs da artista pedem ‘Justiça por Ana’ e que a Tickets For Fun distribua água durante as próximas apresentações. A cantora Taylor Swift, quando soube do ocorrido, publicou uma carta aberta aos fãs nas redes sociais. Em nota, a T4F lamentou o ocorrido, mas não se manifestou sobre a polêmica da água. Leia a íntegra abaixo.
Reação na esfera política
Além de protocolar o projeto de lei Ana Benevides, a deputada federal eleita por Juiz de Fora, Ana Pimentel (PT) divulgou que a situação será discutida em uma audiência pública na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados que vai debater as ações sanitaristas e ambientais diante das ondas de calor.
Ainda nesta manhã, a deputada federal Érika Hilton anunciou que denunciou a empresa Time 4 Fun, organizadora do evento, ao Ministério Público Federal. “A saúde das pessoas não é mercadoria. E as empresas que atentam contra ela precisam ser responsabilizadas”.
Classificando a situação como “inaceitável”, o ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino afirmou, neste sábado (18), que a Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça ‘vai adotar as medidas imediatas’ para verificar as denúncias de vedação e garantir acesso à água em shows e espetáculos públicos.
“A Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça vai adotar as medidas imediatas, com a edição de normas emergenciais e notificações, ainda hoje, acerca de ACESSO À AGUA em shows e outros espetáculos públicos. E também vai adotar as medidas relativas às responsabilidades pelos danos já causados, em diálogo com os demais órgãos do Sistema Nacional do Consumidor”, afirma Dino em postagem nas redes sociais.
Também nas redes sociais, o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes, amentou a morte de Ana Benevides. E anunciou providências que serão exigidas da produção do show para as próximas apresentações, como antecipar a entrada em 1h e ocupar o anel de circulação para tirar o publico do sol; novos pontos de distribuição de água; aumento de numero de brigadistas e de ambulâncias.
Nota da empresa responsável pelo evento
Em nota, a T4F lamentou o ocorrido, mas não se manifestou sobre a polêmica da água. Confira o pronunciamento na íntegra:
“É com muita tristeza que informamos o falecimento de Ana Clara Benevides Machado, 23 anos.
Na noite de ontem, Ana Clara se sentiu mal e foi prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos, sendo encaminhada ao posto médico do Estádio Nilton Santos para o protocolo de primeiros socorros. Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito.
Aos familiares e amigos de Ana Clara Benevides Machado nossos sinceros sentimentos.”