Nesta sexta-feira, dia 1º de setembro, ocorre, pela primeira vez, a festa litúrgica da Beata Isabel Cristina. A jovem nascida em Barbacena (MG), no Campo das Vertentes, que pelo modo como Isabel Cristina morreu , defendendo os valores da castidade, e pela forma como viveu, foi reconhecida pela igreja como beata.
Elevada à honra dos altares em 10 de dezembro de 2022, esta será a primeira vez que as festividades em memória da Virgem e Mártir serão comemoradas nas Arquidiocese de Mariana e Juiz de Fora, onde ela foi assassinada em 1982.
Na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, as celebrações desta sexta-feira (1º) terão a intenção de Isabel Cristina, às 15h e 19h. É o que explica o pároco da Catedral, padre João Paulo Teixeira.
Outras cerimônias serão realizadas na Comunidade Santa Maria Eufrásia, às 16h; e na Casa D’Itália às 19h em Juiz de Fora
Festa na terra natal de Isabel Cristina
Em Barbacena, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, estão previstas as celebrações de seis Missas, sendo esta última, às 19h, presidida por Dom Gil Antônio Moreira, seguida de uma procissão luminosa.
Isabel Cristina Mrad Campos nasceu aos 29 de julho de 1962, em Barbacena (MG). Em 1982, mudou-se para Juiz de Fora, a fim de se preparar para o vestibular de medicina, quando em 1º de setembro daquele ano um homem tentou violentá-la. Como a jovem ofereceu resistência, foi assassinada.