Para a realização da 73ª Corrida da Fogueira, a mais tradicional prova de rua de Juiz de Fora, a Avenida Rio Branco e outras vias do bairro Bom Pastor vão passar por interdições totais e parciais neste sábado, 19, a partir das 16h45.
A largada será na Praça Presidente Médici, no Bom Pastor, e o percurso total é de sete quilômetros.
Além disso, a partir das 14h de sexta-feira, 18, a Avenida Doutor José Procópio Teixeira, entre as ruas Doutor João Penido Filho e José Mário Vilella, será totalmente interditada. A intervenção acontecerá na pista sentido Centro/bairro, e a via permanecerá fechada até as 22h de sábado.
A corrida
No dia do evento, a partir das 16h45, serão interditadas as seguintes vias:
Avenida Doutor José Procópio Teixeira, entre Avenida Rio Branco e alça da Igreja do Bom Pastor (sentido Centro/bairro);
Rua Renato Dias, entre Avenida Doutor José Procópio Teixeira e Rua Senador Salgado Filho;
Rua Doutor João Penido Filho, entre Avenida Doutor José Procópio Teixeira e Rua Senador Salgado Filho;
Ruas Christóvão Malta e Coronel José Mário Vilella.
Os agentes de transporte e trânsito vão monitorar todo o percurso da prova, porém, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) alerta que os motoristas devem evitar transitar na Avenida Rio Branco e no bairro Bom Pastor após 18h30 porque não haverá fluidez para os veículos, o que causará retenções extremamente longas no trânsito.
Também será proibido o trânsito na pista central da Avenida Rio Branco, entre as avenidas Brasil e Doutor José Procópio Teixeira, a partir das 16h45, no sábado; e na pista lateral da Avenida Rio Branco, entre Rua Senador Salgado Filho e Avenida Doutor Procópio Teixeira, após as 18h.
As vias poderão ser liberadas quando não houver conflito com a corrida, a critério da autoridade de trânsito.
Para o desvio de quem precisar atravessar a Rio Branco, deverá subir até a Rua Senador Salgado Filho, virar à esquerda na Rua Pedro Mendes, contornar a rotatória em volta da Igreja do Bom Pastor, e pegar a Procópio Teixeira lado esquerdo sentido centro.
Transporte coletivo
Na pista central da Avenida Rio Branco, o tráfego de ônibus será proibido a partir das 17h de sábado, até o término da prova. Os ônibus que normalmente utilizam este trajeto deverão circular pela pista lateral, fazendo breves paradas para embarque e desembarque de passageiros, paralelamente aos pontos existentes. Nas travessias da Avenida Barão do Rio Branco, onde houver conflito com a corrida, o tráfego ficará paralisado enquanto estiverem passando os corredores, ou a critério do agente de trânsito, devendo ser liberado de acordo com a evolução da prova.
Devido às intervenções realizadas pela SMU, a partir das 17h de sábado será alterado o itinerário dos ônibus com destino ao Centro, que trafegam pela Avenida Rio Branco.
Percurso da prova
A prova terá largada às 19h, a partir da Praça Presidente Médici, seguirá pelas avenidas Doutor José Procópio Teixeira (em contramão, pista sentido Centro/bairro), Barão do Rio Branco (pista central) até Rua Agassis, retornando também pela área central da via, até a Avenida Doutor José Procópio Teixeira, seguindo e finalizando na Praça Presidente Médici.