Prefeitura divulga locais de vacinação infantil contra covid-19 em Juiz de Fora

A Secretaria de Saúde divulgou, nesta segunda-feira, 17, os locais de vacinação contra a covid-19 de crianças de 5 a 11 anos em Juiz de Fora. Um dos locais é o Espaço Cidade, das 8h às 11h,

Os outros pontos são as dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência nos bairros Nossa Senhora de Lourdes, Benfica, Milho Branco, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Santa Cecília, Santa Luzia, São Pedro, Progresso e Vila Ideal. Nas UBSs, o atendimento será das 8h às 11h e de 13h às 16h, com exceção das quintas-feiras, em que há o funcionamento é até 14h.

A aplicação das primeiras doses da vacina infantil da Pfizer contra Covid-19 destinadas às crianças de 5 a 11 anos se estenderá até 8 de fevereiro, quando as crianças de 5 anos serão vacinadas.

Início do calendário de vacinação

Na quinta-feira (20), serão vacinadas todas as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e crianças de 11 anos nascidas entre janeiro e junho. Na sexta (21), além das crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, podem ser imunizadas as crianças de 11 anos nascidas entre julho e dezembro.  

Conforme a pasta, outra mudança no calendário será a inclusão, nesta semana, da vacinação de todas as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiência. Para esse grupo, é necessário a apresentação de um comprovante/declaração médica dos últimos 12 meses.

Além disso, também é necessário apresentar, no ato da vacinação, o comprovante de residência do pai/mãe ou responsável legal, com endereço no município, um documento de identificação e o cartão SUS. A criança que não possuir, pode apresentar a certidão de nascimento. O pré-cadastro e a ficha devem ser preenchidos no site da Prefeitura.

Orientações sobre a imunização infantil

A Prefeitura informou que, inicialmente, o intervalo entre a primeira e a segunda doses pediátricas será de oito semanas.

Seguindo recomendações dos órgãos competentes, as crianças que forem se vacinar contra a Covid-19 não podem ter recebido outra vacina nos 15 dias anteriores. E não deverão receber outro imunizante nos 15 dias posteriores ao recebimento da primeira dose da vacina Pfizer infantil contra o coronavírus.  

Além disso, é necessário que a criança fique de 5 a 20 minutos no local após a vacinação, para ser observado casos de possíveis reações.