Zona da Mata abre série especial sobre quitutes e comidas típicas nas estradas

A Rádio Itatiaia iniciou no domingo, 7, uma série de reportagens sobre quitutes e comidas típicas encontrados nas estradas.

É a série especial “Comida de Minas”, uma viagem de sabores, que nesta edição traz as delícias da Zona da Mata.

Zona da Mata

Com mais de 35.000 km² de extensão, a Zona da Mata oferece uma variável de sabores na estrada.

assista ao vídeo com a reportagem completa do especial, da Zona da Mata

Do pão de canela na região da Serra de Ibitipoca, no caminho que acessa o sul de Minas; à produção cafeeira para os que seguem para terras capixabas; até chegar aos sempre presentes pães de queijo em qualquer canto da região.

leiteria sao luiz santos dumont 1024x576 - Zona da Mata abre série especial sobre quitutes e comidas típicas nas estradas
Leiteria São Luiz, em Santos Dumont

Pelos caminhos, encontramos histórias, tradição, hospitalidade e os inconfundíveis sabores de Minas. Quem vai de Juiz de Fora para Belo Horizonte encontra, sobretudo, história. A começar pela Leiteria São Luiz, em Santos Dumont. Um dos mais antigos pontos da região, o local foi fundado em 1959, conforme explica o proprietário Francisco Antônio Ramos de Faria.

Francisco Antônio Ramos de Faria
cabana mantiqueira barbacena 1024x552 - Zona da Mata abre série especial sobre quitutes e comidas típicas nas estradas
Cabana da Mantiqueira, em Barbacena

Dois anos depois, em 1961, foi fundada na BR-040, a Cabana da Mantiqueira, em Barbacena, já nas Vertentes. Com todo menu gastronômico mineiro a que se tem direito, o local funciona 24 horas com buffet de café, em um ambiente decorado com as imagens de cidades da Estrada Real.

O ambiente reforça a arquitetura peculiar da Cabana, sustentada por postes de eucalipto. Uma construção que inspirou a identidade da região e chamou a atenção do nosso maior nome na área. Quem fala sobre o assunto é o diretor da Cabana, Márcio Xavier.

Márcio Xavier
roselanche rose lanche 1024x576 - Zona da Mata abre série especial sobre quitutes e comidas típicas nas estradas
Roselanches, em Barbacena


Falando em identidade, a quase cinquentenária Roselanches marca, no nome, a tradição da cidade.

O negócio começou quando o proprietário Adilson Tonholo era criança e vendia rosas na beira da estrada.

Adilson Tonholo
a barraca tabuleiro 1024x576 - Zona da Mata abre série especial sobre quitutes e comidas típicas nas estradas

A comida do sítio para a estrada é uma característica que percebemos na malha estadual.

No caminho de Juiz de Fora para Ubá, nossa reportagem deparou com produtos do leite de cabra, tradição forte em Coronel Pacheco e também as delícias vindas da criação de suínos. Em Tabuleiro, a Barraca é um estabelecimento familiar que está na estrada há mais de 30 anos, como explica o gerente Carlos Eduardo Rodrigues Moreira.

queijaria santa maria pastel de 1 real 1024x616 - Zona da Mata abre série especial sobre quitutes e comidas típicas nas estradas
Queijaria Santa Maria, em Rio Pomba

E nesse caminho também surgiu a Queijaria Santa Maria.

O negócio começou há 11 anos, em Rio Pomba, e hoje está presente em seis lojas nas cidades de Juiz de Fora, Bicas, Matias Barbosa e Conselheiro Lafaiete. A receita para a expansão foi simples: o pastel de R$ 1, conforme explicar o gestor Breno Campos Malta.

Breno Campos Malta