Prevenção ao HIV/aids: Campanha de carnaval tem foco em homens jovens

O Ministério da Saúde lançou o slogan da campanha de prevenção ao HIV para o carnaval 2019.

Com o mote “Pare, pense e use camisinha”, o foco são os homens jovens, com idade entre 15 e 34 anos. Isso porque, segundo os dados da pasta, 73% das novas infecções são registradas nesse público. Para este ano, o Ministério vai distribuir 129 milhões de unidades.

Atualmente, cerca de 866 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Dessas, 694 mil foram diagnosticadas, enquanto 172 mil não sabem que são soropositivas.

Um em cada cinco novos casos de infecção ocorre entre homens de 15 a 24 anos.

Jovens de 15 a 24 anos também são os que menos se tratam após o diagnóstico.

Os números mostram que 44% dos 22 mil brasileiros diagnosticados com HIV nessa faixa etária não estão em tratamento antirretroviral.

Em Juiz de Fora, o panorama se repete. São registrados 80% dos casos em homens jovens na faixa-etária semelhante, com idade entre 15 e 29 anos. Segundo o gerente do Departamento de DST/ Aids da Secretaria de Saúde, Osvaldo Alves, esse público procura tarde a prevenção, fato que gera preocupação.

gerente do Departamento de DST/ Aids da Secretaria de Saúde, Osvaldo Alves

Durante o carnaval, o Departamento realiza o trabalho de distribuição de preservativos nos blocos cadastrados na Funalfa, além de uma ação especial na região central da cidade.