Repórter Itatiaia

Festa Literária de MG reúne mais de 120 atrações em Rio Novo

12/08/2017 às 13:13:37

Nome novo e mesma essência. A Festa Literária de Minas Gerais (FliMinas), que neste ano ocorre entre 17 e 20 de agosto em Rio Novo, na Zona da Mata, dá sequência ao projeto lançado pela Associação Cavaleiros da Cultura que movimenta e atrai milhares de espectadores desde 2014, na pacata cidade.

De acordo com o organizador, Carlos Oscar Niemeyer, além de promover a cultura, a FliMinas tem o intuito de levar conhecimento a todos que participam, principalmente as crianças, e proporcionar o encontro com os livros. A ideia de Oscar é levar a festa para todo estado.

https://soundcloud.com/user-10316159/rprvpfxuzypl

Com o tema “Tem poesia no meio do caminho”, Carlos Drummond de Andrade terá a obra celebrada e os 30 anos de morte lembrados este ano. Mas a escolha do homenageado não ocorreu de forma aleatória. A relação de Drummond com a ACC vem de longa data. O poeta foi amigo íntimo do idealizador da Associação, o arquiteto Oscar Niemeyer e tema de duas cavalgadas organizadas pela Ong.

Aliada a feira, existe a Cavalgada Cultural que antecede o evento. Os participantes percorrem cerca de 300 km a cavalo distribuindo livro a crianças de comunidades carentes. Até o momento, foram mais de 850 mil livros entregues. A pretensão é chegar a 1 milhão.

Dentre as ações da programação, está uma mesa de debates para discutir sobre política atual com as jornalistas Daniela Arbex, Cristina Chacel, ambas de Juiz de Fora, e Marilia Guimarães, Rio de Janeiro. Elas serão mediadas pelo jornalista Ancelmo Gois, do O Globo. Em relação as oficinas, terá a “Palavras Encantadas” oficina de letras musicais. Quem vai ministrar será a turma do antigo Clube da Esquina, Marcio e Telo Borges (irmãos do cantor e compositor Lô Borges) e Murilo Antunes.

O evento é gratuito e a programação completa pode ser conferida no cavaleirosdacultura.org.br.

Voltar para Notícias

Itatiaia no Facebook