JF intensifica vacinação contra febre amarela

O horário especial irá funcionar até o dia 2 de fevereiro.

A vacinação contra a Febre Amarela será intensificada a partir desta sexta-feira, 19, em Juiz de Fora. As 63 Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficam abertas durante o horário de almoço, das 11h às 13h, exclusivamente para a aplicação das doses de vacina.

Segundo a Secretaria de Saúde (SS), o horário de quinta-feira, quando as UBSs encerram as atividades assistenciais às 15h, para realização de reuniões internas, será mantido.

Outra medida adotada é a realização, no dia 20, do sábado especial de intensificação vacinal contra a febre amarela. Neste dia, 66 postos de vacinação estarão abertos das 8h às 17h aplicando exclusivamente as doses contra a febre amarela.

Além das 63 UBSs, os departamentos de Saúde da Criança e do Adolescente e do Idoso farão a vacinação. Desta vez, terá a troca do PAM Marechal pelo Espaço Cidadão.

Segundo o médico infectologista Guilherme Cortes, de todas as doenças causadas pelo Aedes aegypti, a Febre Amarela é a mais fácil de controlar, por meio da vacinação. O médico fala sobre as contra indicações em pessoas mais sensíveis ou com imunidade baixa, como exemplo ele cita as gestantes, as pessoas em tratamento de quimioterapia e crianças menores de 9 meses. “Os idosos acima de 60 anos tem que avaliar os riscos e benefícios. A decisão depende do risco de adquirir a febre amarela. Se chegar a um cenário em que há muita transmissão, aí sim é recomendado a vacina”, alerta o infectologista.

Mortes (atualização em 19/1/2018)

Nos últimos dias, novas ocorrências têm chamado a atenção para a situação da doença na região da Zona da Mata.

Nesta quinta, 18, Juiz de Fora registrou duas mortes com suspeita da doença. Um paciente de 58 anos, que estava internado no Hospital Albert Sabin, foi transferido para a Santa Casa, onde fez um transplante de fígado na quarta-feira, 17, e na quinta ele veio a óbito.

A outra vítima – um homem de 66 anos – estava internada na UTI no Albert Sabin e faleceu na noite desta última quinta, 18.

Quem pode vacinar?

Podem se vacinar crianças a partir dos 9 meses e adultos até 59 anos. Grávidas e idosos somente com avaliação e indicação médica.

Onde vacinar

Horários dos postos de vacinação nas 63 UBSs:

Segunda a sexta-feira: 8h às 11h e 13h às 16h30.

No período de 19 de janeiro a 2 de fevereiro, abertura no horário de almoço, exclusivamente para vacinação contra a febre amarela, funcionando, assim, de 8h às 16h30, ininterruptamente.

Exceto às quintas-feiras, quando o atendimento se encerra às 15 horas, para reunião semanal interna.

PAM Marechal
Segunda a sexta-feira: 8h às 12h e 13h às 16h30.

Departamento de Saúde do Idoso
Segunda a sexta-feira: 7h às 10h30 e 13h às 15h30.

Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente
Segunda a sexta-feira: 7h às 11h30 e 13 às 15h30.

Atendimentos no sábado, dia 20
– 63 UBSs
– Departamento de Saúde do Idoso
– Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente
– Espaço Cidadão (que substituirá o PAM Marechal neste dia)

Todas estas unidades funcionarão das 8h às 17h. As pessoas devem chegar até as 15h, para que todas sejam atendidas até as 17h, quando os trabalhos são encerrados.

A opção por distribuição de senhas (fichas) poderá ser usada de acordo com a demanda.

 

Deixe uma resposta