Febre amarela: Procura por vacinas cresce 70%

O percentual é referente à região central da cidade.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) registrou aumento de 70% na procura por vacina contra a febre amarela, no início da segunda quinzena de janeiro.

De acordo com a Secretaria de Saúde (SS), o remanejamento de profissionais foi feito para reforçar as equipes nos locais de maior procura.

No PAM Marechal, a partir desta quinta-feira, 18. O atendimento ocorre no o primeiro piso da unidade.

A partir de sexta, 19, a vacinação da febre amarela será intensificada em toda a cidade. As 63 Unidades Básicas de Saúde ficarão abertas durante o horário de almoço, das 11h às 13h, exclusivamente para a aplicação das doses de vacina. O horário especial irá funcionar até o dia 2 de fevereiro.

Segundo a Secretaria de Saúde, o horário de quinta-feira, as UBSs encerram as atividades às 15h, para realização de reuniões internas.

Outra medida adotada é a realização do sábado especial de intensificação vacinal. Neste dia 20, os 66 postos de vacinação estarão abertos das 8h às 17h, aplicando exclusivamente as doses contra a febre amarela. Além das 63 UBSs, os departamentos de Saúde da Criança e do Adolescente e do Idoso também vão fazer o serviço de vacinação. Desta vez, terá a troca do PAM Marechal pelo Espaço Cidadão.

Quem pode vacinar?

Podem se vacinar crianças a partir dos 9 meses e adultos até 59 anos. Grávidas e idosos somente com avaliação e indicação médica.

Nos últimos dias, novas ocorrências tem chamado a atenção na região da Zona da Mata quanto à casos de febre amarela.

Até o momento, Juiz de Fora registra três casos de macacos mortos pela doença: no Museu Mariano Procópio, no Previdenciários e em Palmital.

Além disso, uma pessoa está internada com suspeita da doença. Em humanos, há confirmação de mortes em Mar de Espanha e Goianá.

Um homem de Viçosa, internado com suspeita da doença, morreu nesta quarta-feira, 17. Já as mortes de macacos, foram confirmadas em Mar de Espanha, Santana do Deserto, Simão Pereira e Matias Barbosa.

Onde vacinar

Horários dos postos de vacinação nas 63 UBSs:

Segunda a sexta-feira: 8h às 11h e 13h às 16h30.

No período de 19 de janeiro a 2 de fevereiro, abertura no horário de almoço, exclusivamente para vacinação contra a febre amarela, funcionando, assim, de 8h às 16h30, ininterruptamente.

Exceto às quintas-feiras, quando o atendimento se encerra às 15 horas, para reunião semanal interna.

PAM Marechal
Segunda a sexta-feira: 8h às 12h e 13h às 16h30.

Departamento de Saúde do Idoso
Segunda a sexta-feira: 7h às 10h30 e 13h às 15h30.

Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente
Segunda a sexta-feira: 7h às 11h30 e 13 às 15h30.

Atendimentos no sábado, dia 20
– 63 UBSs
– Departamento de Saúde do Idoso
– Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente
– Espaço Cidadão (que substituirá o PAM Marechal neste dia)

Todas estas unidades funcionarão das 8h às 17h. As pessoas devem chegar até as 15h, para que todas sejam atendidas até as 17h, quando os trabalhos são encerrados.

A opção por distribuição de senhas (fichas) poderá ser usada de acordo com a demanda.

Foto: divulgação/PJF

Deixe uma resposta