Criança é atropelada em frente à sede provisória de escola

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Sede oficial da escola está em reforma há cerca de 2 anos.

Está em estado grave na UTI da Santa Casa de Misericórdia, uma menina de oito anos que foi atropelada no último sábado, 14, na Rua General Almerindo da Silva Gomes, no Bairro Nova Era.

O galpão, instalado no local, funciona a Escola Estadual Francisco Faria, há cerca de dois anos. Já a sede oficial passa por reformas.

A escola realizava uma festa junina no sábado,  e o motorista fugiu sem prestar socorro. O fato chamou a atenção da população sobre o perigo do trânsito na via.

Com esse acidente, a reclamação dos moradores do bairro sobre a via aumentou. Segundo a moradora, Érica Coelho de Magalhães, o trânsito na rua é complicado e carros passam em alta velocidade.

A direção da escola informou que também fez solicitações à Settra reivindicando melhorias, porém não foi completamente atendida. A instituição funciona no local em uma estrutura improvisada porque a sede oficial está em obras, há cerca de dois anos. Segundo a diretora, Vera Lúcia dos Reis Zambelli, foram pedidos placas de sinalização, redutores de velocidade, faixa de pedestre e agente de transito.

Quanto a obra, a Secretaria de Estado de Educação informou que a primeira etapa de construção foi concluída. Agora falta a segunda parte, que é o acabamento.

Sobre as solicitações de melhorias no trânsito, segundo a secretaria, a direção da escola procurou as autoridades de trânsito para instalação de quebra-molas, sinal de trânsito e faixa de pedestres, dentre outros itens, como medida de segurança.

As autoridades, segundo relato da direção, não atenderam a totalidade dos pedidos, alegando que a instalação da escola era provisória. O órgão informou que em frente à escola, foram instalados grades e um redutor de velocidade considerado insuficiente pela direção.

Por meio de nota, a Settra, Secretaria de Transporte e Trânsito, informou que atendeu ao pedido da escola protocolado na pasta solicitando a instalação de placas de sinalização, redutores de velocidade e faixa de pedestres.

No entanto, segundo a pasta, a instalação de lombada física em vias públicas segue a resolução do CONTRAN nº 600/2016.

Este documento determina que toda alternativa de engenharia de tráfego deve preceder a instalação da lombada física.

De acordo com a nota, dentre as diversas alternativas estão a instalação (ou a revitalização) da sinalização de trânsito horizontal e vertical e a implantação de outros dispositivos (como os tachões, as tachas, entre outros), o que foi feito na via.


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