Carreta tecnológica vai proteger divisas de estados vizinhos ao RJ

Carreta terá câmeras com alcance de até 5 km. Ação pretende integrar inteligências de quatro estados.

Como apoio no reforço das divisas de Minas, uma superestrutura de segurança para vigilância das áreas limítrofes vai passar a ser utilizada em estradas de regiões vizinhas ao Rio, como Juiz de Fora. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 22,  pela Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais, em reunião do Secretário Sérgio Barboza Menezes com o ministro da Justiça, Torquato Jardim e os secretários de segurança de São Paulo, Mágino Alves Barboza Filho, e do Espírito Santo, André Garcia, na capital paulista.

No encontro foi acordada uma parceria para o reforço da integração entre as inteligências de Minas, São Paulo, Rio e Espírito Santo, com troca de informações de forma contínua e com acesso a possíveis alertas e movimentos identificados da ação no Rio. Uma nova reunião está marcada para a próxima semana com as áreas de inteligência dos estados e do Ministério da Justiça para tratar os desdobramentos.

Os detalhes da operação ainda estão sendo fechados mas, a informação que se tem até o momento é que a Polícia Militar em Minas vai fazer uso do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC). Uma carreta com tecnologia embarcada, câmeras que se elevam 30 metros e alcançam até 5km, com imagens nítidas e visão térmica e noturna. Do local, várias instituições vão poder trabalhar de forma conjunta e abordar pessoas e veículos utilizando cruzamento de bancos de dados e sistemas como leitura de placas e consulta de foragidos.

A ação se soma o anúncio já realizado pelo Comando da Polícia Militar, no início da semana, de reforçar o policiamento de áreas de divisas, de forma preventiva, para tranquilizar os moradores das cidades de áreas limítrofes ao Rio.

Foto: Isaac Amorim/Agência Minas

Deixe uma resposta