Câmara entrega Medalha Mérito Legislativo nesta quinta

Vinte e uma pessoas e empresas serão homenageadas nesta quinta-feira, 26, às 19h30, com a Medalha do Mérito Legislativo da Câmara Municipal de Juiz de Fora.

Considerada a maior honraria do Legislativo, a medalha é uma forma de homenagear àqueles que prestaram serviços relevantes em suas áreas de atuação.

Confira todos os homenageados:
Aloísio José de Vasconcelos Barbosa – Mérito Excepcional
Aloísio é formado em Direito e em Contabilidade. Ingressou no ramo das telecomunicações na década de 80, estabelecendo a empresa Keytel Equipamentos e Serviços Ltda. Sua experiência profissional conta com vários cursos na área de gestão de telecomunicações.
Aloysio João Fellet – Mérito Excepcional
Aloysio é médico reumatologista com 60 anos dedicados ao exercício profissional. Atua, desde 1985, como presidente do Departamento de Reumatologia da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora. Também preside a Sociedade Mineira de Osteoporose. É professor titular da Faculdade de Medicina da UFJF, desde 1959.
Bar do Gaúcho – Comércio e Serviços
Tradicionalmente conhecido pela famosa costela no bafo, o Bar do Gaúcho existe há 35 anos. Fundado pelo português Noé, a receita foi elaborada por ele e incrementada por caminhoneiros gaúchos que frequentavam o bar. Atualmente, existem três unidades que funcionam distintamente, mas que carregam a mesma marca.
Capitão BM Leonardo Corrêa Nunes – Mérito Excepcional
Capitão dos Bombeiros Militares, Leonardo Corrêa Nunes ingressou nas fileiras do Corpo de Bombeiros no ano de 2001. Com formação acadêmica na área de Engenharia Elétrica, Engenharia de Segurança e Gestão de Defesa Civil, lecionou em escolas e faculdades em suas áreas de atuação.
Daniela Arbex – Direitos Humanos
Daniela é autora do best-seller Holocausto brasileiro, eleito Melhor Livro-Reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor Livro-Reportagem no prêmio Jabuti (2014).Daniela tem mais de 20 prêmios nacionais e internacionais no currículo. Há 22 anos trabalha no Jornal Tribuna de Minas, onde é repórter especial.
Flávio Eduardo de Oliveira Ferreira – Militar e Segurança Pública
Policial Militar, Flávio ingressou na corporação no ano de 1999 como Soldado. Atualmente ele ocupa a patente de 3° sargento. Flávio Eduardo se destaca pelo serviço que vem realizando junto a patrulha rural, desenvolvendo um trabalho de prevenção e aproximação com as comunidades rurais da cidade.
Gabriel Sobreira de Moraes – Educação
Gabriel Sobreira é bacharel em Sistema de Informação, com pós-graduação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em Desenvolvimento de Sistemas Web com tecnologia Java. Atualmente trabalha como professor de Inclusão digital na Faculdade Aberta “A Melhor Idade” (FaMIdade), atendendo pessoas ativas a partir de 60 anos.
General de Brigada Carlos André Alcântara Leite – Mérito Excepcional
O General de Brigada Carlos André Alcântara Leite começou os estudos na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) em 1983 e foi declarado Aspirante em 1986. Com diversos cursos no Brasil e no exterior, o General serviu nos estados do ES, RJ, MG, CE e DF. Atualmente ele é comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha).
 José Maria Ribeiro Alvim – Indústria
Formado em Engenharia Civil pela UFJF, José Maria Ribeiro Alvim é um dos fundadores da Ribeiro Alvim Engenharia e atual sócio-diretor da empresa. Desde a sua fundação, em agosto de 1983, a empresa atua em diversos segmentos da construção civil, prestando serviços de empreitada e administração de obras públicas e privadas.
Julio Gasparette – Política
Julio Gasparette é o atual secretário municipal de Esporte e Lazer. Foi vereador pelo MDB por quatro mandatos. Ingressou na política em 1997 e já nessa época era conhecido articulador na defesa da indústria e comércio da cidade e um grande incentivador do esporte local. Ocupou a presidência do Legislativo no período de 2013/2014, e por duas vezes a vice-presidência.
Juscelio de Bessa Mansur – Transporte
Juscelio de Bessa tem 44 anos de experiência e sucesso como empreendedor no ramo do transporte rodoviário em Juiz de Fora e na Zona da Mata. Formado em Economia pela Universidade Gama Filho, Juscelio ocupa atualmente o cargo de diretor-presidente da Paraibuna Transportes.
Luiz Carlos de Araújo – Saúde
Luiz Carlos de Araujo é médico urologista formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e com residência médica pelo Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro. Foi servidor da Fundação Ezequiel Dias por 31 anos. Esteve à frente da chefia de cirurgia do transplante renal da Santa Casa de Misericórdia por mais de 25 anos, tendo participação efetiva em mais de 450 transplantes.
Luiz Carlos Cardoso – Cultura
Luiz Carlos Cardoso é apresentador do programa de TV “Cultura Gospel” e fundador, junto com sua esposa Narda Inêz, da banda Vinho Novo. Nos festivais de música que participou em Juiz de Fora, Rio de      Janeiro e São Paulo, com frequência ganhava troféus e medalhas por arranjos musicais, vocais e melhores canções.
Lucas Gamonal Barra de Almeida – Turismo
Com extensa formação acadêmica nas áreas de comunicação e turismo, o turismólogo, professor e pesquisador, Lucas Gamonal se destaca na região como o principal idealizador e coordenador do projeto #JFpramim, um projeto cultural colaborativo voltado pra o turismo da cidade, sendo financiado pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura.

Lucia de Fátima Boim Lamas França – Filantropia e Assistência Social
Lucia de Fátima tem um reconhecido trabalho social à frente da Associação do Bairro Adolpho Vireque. Há 35 anos, dedica-se ao Natal Solidário, arrecadando e distribuindo brinquedos e alimentos aos mais necessitados. Atualmente atua em prol das pessoas com deficiência (cadeirantes) na busca de projetos para melhorar a acessibilidade e inclusão social.
Maria Angélica Rebouças Estiguer – Comunicação
Maria Angélica Rebouças comemora, em 2018, 36 anos da revista cultural Em Voga. Além de jornalista e publicitária, é graduada em Odontologia e Direito. Uma de suas grandes obras foi a realização do sonho de Dr. Ubirajara e Solange Oggero: a criação da Associação dos Hemofílicos de Minas Gerais. Ela fez virar realidade o projeto com a aquisição do terreno, construção do hospital e gestão.
 
Milton de Souza Dayrell – Agropecuária
Milton é doutor em Bioquímica, com formação direcionada na área de Nutrição pela UFMG,  e Pós-Doutor em Nutrição Animal pelo Centro for Food and Animal Research, Ottawa- Canadá. Foi pesquisador na área de alimentação animal da Embrapa por 21 anos.  Tem publicações em revistas científicas nacionais e estrangeiras (Estados Unidos e Canadá).
Projeto Além da Culpa –  Justiça Restaurativa para Adolescentes – Justiça
Iniciativa da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, o “Projeto Além da Culpa – Justiça Restaurativa para Adolescentes” tem como finalidade o atendimento dos adolescentes em conflito com a lei, por meio da aplicação dos procedimentos restaurativos.
 
Silas Florenzano – Militar e Segurança Pública
Silas integra, há 21 anos, a corporação da Polícia Militar de Minas Gerais. Hoje, no posto de Major, ocupa o cargo de Subcomandante do 2º Batalhão de Polícia Militar em Juiz de Fora. É pós-graduado em Segurança Pública pela Academia Militar de Minas Gerais e Fundação João Pinheiro. Como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados recebeu diversos títulos e medalhas.
Santa Cruz Shopping – Meio Ambiente
Inaugurado em 1991, o Santa Cruz Shopping busca contribuir com o meio ambiente por meio da sustentabilidade no âmbito ambiental/econômico e a modernização tecnológica. O empreendimento conta com um sistema de captação de água das chuvas para reaproveitamento nas descargas dos vestiários dos colaboradores e na limpeza do chão. Além disso, também há um espaço para realizar o descarte de pilhas, baterias, óleo e gordura de cozinha usados que são encaminhados à destinação correta, evitando que se tornem poluidores do meio ambiente.

Walmir de Lima – Esporte
Walmir de Lima é apaixonado por futebol. Começou a jogar com dez anos na categoria de base e com 18 anos se tornou jogador profissional, passando pelos clubes Tupi, Central Sport Clube e Sport. Walmir também faz um trabalho, há mais de 23 anos, com crianças e adolescentes, de 5 à 17 anos, no Bairro Industrial e adjacentes. Esse projeto tem o objetivo de formar jogadores e homens de responsabilidade.