Barragem em Rio Preto: Estradas são interditadas para remoção de animais

Compartilhe

A MG-353, próximo ao Ribeirão Santanna está com fluxo de veículos funcionando em esquema de “Pare e Siga”.

Outros três pontos de passagem nas estradas vicinais das áreas de Quitote, Campo do Lico e entroncamento com Furtado foram interditados nesta segunda-feira, 18, nas proximidades da Barragem PCH Mello, em Rio Preto, na Zona da Mata.

O fechamento dos trechos é para facilitar o trabalho de remoção dos animais da região. Um plano montado com a Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Estadual, proprietários rurais, Polícia Militar e Vale está fazendo a transferência para áreas consideradas seguras.

A informação de momento é que o nível da barragem encontra-se estável, sendo que o nível da água da chuva já baixou.

De sexta para a sábado, uma chuva forte fez com que fosse acionado o Plano de Emergência da barragem em nível 2.

A Vale informou que o acionamento ocorreu preventivamente devido à elevação do nível de água no reservatório da hidrelétrica, antes que se atingisse o limite estabelecido pelas normas de engenharia.

Como a Itatiaia vem informando, desde sábado, 29 pessoas de 10 propriedades rurais tiveram que deixar as casas nas chamadas zonas de autossalvamento.

A Vale, responsável pela barragem informou que acionou os moradores e as autoridades e disponibilizou hospedagem, alimentação e transporte, sendo que algumas possuem residências em área urbana. Ainda segundo a nota, a empresa reitera que está em contato com os moradores e prestando toda a assistência.

Foto: Marcos Alfredo / Itatiaia


There is no ads to display, Please add some

Compartilhe