Barbacena: Polícia Federal deflagra 2ª fase da Operação Desvia

Compartilhe

A segunda fase da Operação Desvia, da Polícia Federal (PF), que apura fraudes em licitação, corrupção e desvios de recursos públicos federais, foi deflagrada nesta quinta-feira, 23.

Assim como no início da semana, a cidade alvo das investigações é Barbacena.

Desta vez, por conta de obras de ampliação do sistema de esgoto sanitário; construção de academias da saúde e quadras poliesportivas.

Os 30 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região e pela 1ª Vara Federal de São João Del Rei, estão sendo cumpridos Barbacena, Juiz de Fora, Belo Horizonte, São João Del Rei, Piedade do Rio Grande e Carandaí.

Segundo a PF, cerca de R$ 10 milhões é o valor estimado de recursos liberados para a Prefeitura de Barbacena, entre 2013 e 2016, para  empreendimentos nas áreas de esgoto sanitário, academias de saúde e quadras esportivas em escolas. Pelo menos 90% deste valor foi repassado e a grande maioria das obras seguem inacabadas.

Segundo o auditor da Controladoria Geral da União, Breno Barbosa Cerqueira, mesmo com as obras paradas, foram solicitados mais recursos.

Breno Barbosa Cerqueira

Participaram da Operação “Desvia” 130 policiais federais, 18 auditores da Controladoria Geral da União (CGU) e 14 auditores da Receita Federal do Brasil.

Em Juiz de Fora, foi cumprido um mandado na casa de uma pessoa, com identificação não divulgada. Ainda foram cumpridos 21 mandados em Barbacena, 02 em Belo Horizonte, São João Del Rei e Piedade do Rio Grande, 01 em Carandaí e 01 em Nova Lima.

A primeira fase da operação, que ocorreu na terça-feira, 22, expediu mandado de prisão temporária contra três pessoas por suspeita de envolvimento no desvio de recursos públicos na compra de equipamento hospitalares.


There is no ads to display, Please add some

Compartilhe