Barbacena decreta situação de emergência para febre amarela

Somente nesta semana, é a segunda cidade da região a decretar emergência. 

Prefeitura de Barbacena decretou situação de emergência em saúde público devido ao surto de Febre Amarela e à iminência do surto de dengue.

A cidade possui nove pessoas internadas com suspeita da doença. Desses, seis são de Piranga, um de Senhora de Oliveira e dois de Barbacena.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, cinco casos evoluíram para situação grave, havendo um caso de morte, que apresentam confirmação laboratorial da contaminação pelo vírus. Entre estes casos, trata-se de um morador da colônia Rodrigo Silva e os demais são de cidades que fazem parte da região de abrangência de Barbacena.

Com o decreto, a cidade pode adotar medidas administrativas par conter o surto, que vai desde a aquisição de insumos à contratação de serviços e pessoal emergencial, pelo prazo de 180 dias.

Os postos de saúde do município estão funcionando e horário especial de segunda a sexta, das 7h às 17h, sem ficar fechado na hora do almoço. Como a Itatiaia já informou, devido a situação, a cidade vai realizar campanha de vacinação especial neste sábado, dia 27.

A primeira cidade a decretar emergência foi Viçosa, que teve três casos confirmados recentemente, sendo dois com morte.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Barbacena

Deixe uma resposta