Após 4 meses de queda: Otimismo do comércio volta a crescer

Compartilhe

Após quatro meses de queda, o otimismo do comércio voltou a dar sinais de recuperação em setembro.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio, divulgado nesta quarta-feira, 25, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, subiu 1,3% em comparação com agosto e alcançou 119,1 pontos – melhor resultado desde maio deste ano, quando chegou a 122,4. Em relação a setembro do ano passado, houve crescimento de 12,3%.

Especificamente sobre a situação corrente da economia, houve crescimento mensal de 2%, atingindo 84,1 pontos. Embora tenha continuado abaixo de 100, foi o maior valor desde junho de 2019 (84,6 pontos) e a primeira taxa positiva após quatro quedas seguidas.

A satisfação quanto às condições atuais do comércio por parte dos empresários torna o ambiente melhor para os investimentos. O subíndice em relação às intenções de investimento no setor obteve variação positiva de 1,6%, após cinco meses de redução, chegando a 103,7 pontos e alcançando seu maior nível desde março de 2019 (104,7 pontos). Na comparação com igual período do último ano, observou-se crescimento de 9,5%.

Os subíndices variam de 0 a 200 pontos – a pontuação abaixo de 100 representa a zona de insatisfação, enquanto o nível acima de 100 é considerado de satisfação.


There is no ads to display, Please add some

Compartilhe