Agentes socioeducativos protestam em Juiz de Fora

Compartilhe

Agentes socioeducativos, que estão em greve desde segunda-feira, dia 20, estão reunidos nesta sexta-feira, 24, na porta da unidade no bairro Santa Lúcia.

O movimento segue por tempo indeterminado, até que as demandas sejam atendidas.

A informação do movimento local é que o efetivo trabalha com a cota mínima de 30%. O agente Teles explica as reivindicações da categoria.

agente Teles

Informações repassadas pelo movimento grevista dão conta que Juiz de Fora possui pouco mais de 100 agentes, sendo que pouco mais da metade são concursados. Ainda segundo o movimento, o centro socioeducativo, que tem capacidade para 56 adolescentes, chega a quase 100.

Nota oficial da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp)

(enviada nesta tarde de sexta-feira, 24)

‘A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) está acompanhando o movimento grevista dos agentes socioeducativos e informa que, na tarde desta sexta-feira (24/5), a Justiça expediu uma liminar declarando a greve dos agentes socioeducativos inconstitucional, com prazo de 24 horas para o retorno dos grevistas às unidades, sob pena de multa diária ao sindicato da categoria.

A Sesp esclarece que a principal demanda apresentada pela categoria, que é o porte de armas fora do horário de serviço, foi regulamentada na última semana, à luz da legislação em vigor, com a publicação da resolução 24/2019.

A Secretaria destaca ainda que está trabalhando na Lei Orgânica da categoria e na avaliação da proposta de nova escala – por meio de um grupo de trabalho. Sobre o pedido de ampliação do quadro de efetivos, ressaltamos que novas contratações dependem, neste momento, da melhora da situação fiscal do Estado, o que também é amplamente conhecido.

Durante a greve, houve adesão significativa de agentes socioeducativos em apenas 13 das 37 unidades socioeducativas do Estado: Montes Claros, Sete Lagoas, Santa Luzia, Teófilo Otoni, Juiz de Fora, Governador Valadares, Divinópolis, Uberlândia, São Jerônimo (Belo Horizonte), Horto (Belo Horizonte), Lindéia (Belo Horizonte), CIA-BH e Centro de Internação Provisória São Benedito (em Belo Horizonte).’


There is no ads to display, Please add some

Compartilhe